quinta-feira, 21 de maio de 2020

PONTO DE INFLEXÃO

O que é um ponto de inflexão?

Foi um período de teste e consolidação da minha Fé. Eu jovem e ainda estudante de doutorado em Genética e Biologia Molecular, tinha terminado de assistir uma aula de um querido professor que acabaria estimulando discussões sobre um tema clássico do conflito ciência e fé: As origens.

Até este momento da minha vida cristã eu havia confiado em um argumento sólido, que sempre funcionava com meus amigos que não compartilhavam da minha mesma fé:

_ “O universo começou com um Big Bang!” (eles esbravejavam)

_ “Mas quem começou tudo isso? Quem acendeu a explosão?” (eu respondia)

_ “Como pode a vida ter sido criada?” (eles questionavam)

_ “Qual a solução real que o naturalismo propõe?” (eu ironizava)

Nesta época, dentro das minhas limitações, a ciência parecia apoiar minhas respostas, e como não havia forma para combinar as teorias quântica e da relatividade, não havia como eles descreverem o ponto de partida para a criação do universo, fato que para eles solucionava o “problema”, e comprovaria a não dependência de um Deus para criação.

Dias depois, numa dessas aulas, fui questionado mais enfaticamente sobre essa questão com a seguinte pergunta:

_ “Se um dia a ciência tiver a comprovação de que o universo iniciou seu próprio Big Bang, qual a necessidade de um Deus Criador?

Eu não sabia o que falar! Não consegui argumentos para responder.

Nesta mesma semana fui convidado por um irmão de minha Igreja a assistir uma palestra do Dr. Adalto Lourenço, um importante físico cristão defensor do Criacionismo científico, onde tive a oportunidade de fazer esse mesmo questionamento, e ele me respondeu:

_ “O Deus Criador dos céus e da Terra não precisa se sustentar em pequenos vazios da ciência para mostrar sua grandeza”.

Foi o bastante para mim!

Minha crise de Fé, introduzida naquelas aulas de ciências me estimulou a ir muito mais além do que um “Deus de vazios”, tratado apenas como uma opção de preencher lacunas misteriosas que a ciência ainda consegue resolver. Nesse momento eu vivi meu “ponto de inflexão”, meu momento de mudança, meu verdadeiro encontro!

Nos últimos anos, tenho tido o prazer de mergulhar na doutrina da Criação em sua plenitude bíblica, e isso tem me proporcionado uma compreensão muito mais encantadora e fiel da Criação. Dessa forma, tenho conhecido um Deus que para a ciência é uma dádiva, e não um empecilho, um Deus Criador, que é digno de toda honra, glória, louvor e adoração.

 

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria,

e o conhecimento do Santo é entendimento.

Provérbios 9:10


9 comentários:

  1. Hoje fui inundada de emoções com sua reflexão.
    Lindo de sentir as Maravilhas de Deus.
    Essa defesa sua Dr.Isamire, alinenta minha alma.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão meu caro Dr. Isamire, meu colega! Sou fã do irmão Dr. Adauto Lourenço. Sua iluminação me trouxe muita luz também. Abração e que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  3. Deus é Deus! Parabéns Dr. Isamire!

    ResponderExcluir
  4. Para mim a Fé é um dom e por isso não preciso provar nada para ninguém!Lute sempre por sua fé Dr.Isamires, nunca deixe NADA ofusca-la. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  5. Esse é Dr Isamire, que tive o prazer de conhecer e me tornei um grande admirador. Um show de reflexão.

    ResponderExcluir
  6. Excelente! Sim, Deus é o criador do universo. A beleza de tudo que foi criado nos leva ao encontro DEle todos os dias. Ora, quem mais poderia criar coisas com caracteistas únicas, cada detalhe, cada beleza, cada riqueza, cada delicadeza ou voracidade? Somente as mãos de um ser divino, pensante, com sentimento do amor. Ainda que tentem nós convencer do contrário, nossa crença permanecerá inabalável.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela bela reflexão, um dia todos seres humanos terão que entender que o senhor Deus é o único em supremacia, imutabilidade, onisciência, onipresença e onipotência.

    ResponderExcluir
  8. Deus te abençoe sempre Dr. Isamire parabéns bela reflexão!

    ResponderExcluir